Sindsaúde participa de Fórum da Saúde e debate crise no SUS em Goiânia
O Sindsaúde esteve na Maternidade Nascer Cidadão, em Goiânia, nesta quarta-feira (21), para participar do Fórum de Saúde que debate a realidade dos Conselhos de Saúde da Região Noroeste, buscando trazer melhorias para essas entidades.
Participaram da reunião trabalhadores e usuários das unidades de saúde da Região, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Venerando Lemes, presidentes dos Conselhos Locais e a assessora política e sindical do Sindsaúde, Maria de Lourdes Afonso e o diretor Alonso Julião.
Pauta
Entre os assuntos trazidos na reunião estiveram a sobrecarga de técnicos de enfermagem; a falta de materiais de higiene, falta de assistentes administrativos, de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), de médicos, de segurança, de atendimento odontológico e farmacêutico, de estrutura adequada, equipamentos e medicamentos; a troca constante de gestores das unidades de saúde; a demora para marcar exames.
Quanto ao problema envolvendo profissionais de segurança, os presidentes dos conselhos reclamaram de roubos seguidos e também informaram já ter mandando ofício para a prefeitura, solicitando a proteção, o que não foi atendido.
No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Noroeste, além de todos esses problemas foi informada também a falta de profissionais de Recursos Humanos e recepcionistas.
Ficou determinado que todas essas demandas urgentes serão informadas em carta aberta para os candidatos a prefeitos e prefeitas de Goiânia.