Sindsaúde participa de reunião com o secretário de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, para discutir pautas urgentes dos servidores administrativos
Na manhã desta quinta-feira (5), o Sindsaúde/GO, representado pela presidenta Néia Vieira, juntamente com a Comissão dos Servidores Administrativos, participou de uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. O encontro contou com a presença do secretário Luiz Pellizzer e teve como pauta os impactos negativos da Portaria nº 418, publicada pela Prefeitura no dia 22 de dezembro de 2025.
A portaria determina que os servidores(as) administrativos(as) concursados deixem de atuar em regime de plantão, tanto diurno quanto noturno, estabelecendo a obrigatoriedade do cumprimento de 40 horas semanais exclusivamente no período diurno. A medida foi adotada sem diálogo com a classe trabalhadora e sem mediação do sindicato.
Durante a reunião, o Sindsaúde/GO contestou a alegação da prefeitura de desvio de função, argumentando que o exercício dos plantões, inclusive no período noturno, correspondem a atividades administrativas compatíveis com as necessidades reais das unidades de saúde, não configurando qualquer irregularidade funcional. O sindicato destacou ainda que a decisão imposta gera prejuízos significativos aos trabalhadores(as), além de desconsiderar a importância do trabalho administrativo no período noturno, fundamental para o funcionamento dos serviços de saúde.
Além disso, o Sindsaúde também cobrou o pagamento do adicional de insalubridade aos(as) servidores(as) administrativos(as). A reivindicação leva em conta o contato direto desses profissionais com o público, pacientes e os riscos ocupacionais aos quais estão expostos(as), considerando ainda que já existe legislação federal que permite o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores administrativos, reforçando a legalidade da cobrança.
Em resposta, o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, comprometeu-se a levar ao prefeito Sandro Mabel as demandas apresentadas. O Sindsaúde/GO seguirá atento e mobilizado ao lado dos servidores administrativos na luta por melhores condições de trabalho, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e dos SUS.

