Sindsaúde participa de reunião com o secretário de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, para discutir pautas urgentes dos servidores administrativos

 Sindsaúde participa de reunião com o secretário de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, para discutir pautas urgentes dos servidores administrativos

Na manhã desta quinta-feira (5), o Sindsaúde/GO, representado pela presidenta Néia Vieira, juntamente com a Comissão dos Servidores Administrativos, participou de uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. O encontro contou com a presença do secretário Luiz Pellizzer e teve como pauta os impactos negativos da Portaria nº 418, publicada pela Prefeitura no dia 22 de dezembro de 2025.

A portaria determina que os servidores(as) administrativos(as) concursados deixem de atuar em regime de plantão, tanto diurno quanto noturno, estabelecendo a obrigatoriedade do cumprimento de 40 horas semanais exclusivamente no período diurno. A medida foi adotada sem diálogo com a classe trabalhadora e sem mediação do sindicato.

Durante a reunião, o Sindsaúde/GO contestou a alegação da prefeitura de desvio de função, argumentando que o exercício dos plantões, inclusive no período noturno, correspondem a atividades administrativas compatíveis com as necessidades reais das unidades de saúde, não configurando qualquer irregularidade funcional. O sindicato destacou ainda que a decisão imposta gera prejuízos significativos aos trabalhadores(as), além de desconsiderar a importância do trabalho administrativo no período noturno, fundamental para o funcionamento dos serviços de saúde.

Além disso, o Sindsaúde também cobrou o pagamento do adicional de insalubridade aos(as) servidores(as) administrativos(as). A reivindicação leva em conta o contato direto desses profissionais com o público, pacientes e os riscos ocupacionais aos quais estão expostos(as), considerando ainda que já existe legislação federal que permite o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores administrativos, reforçando a legalidade da cobrança.

Em resposta, o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, comprometeu-se a levar ao prefeito Sandro Mabel as demandas apresentadas. O Sindsaúde/GO seguirá atento e mobilizado ao lado dos servidores administrativos na luta por melhores condições de trabalho, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e dos SUS. 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud