Sindsaúde participa de reunião no Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero de Senador Canedo (Arpagesc)

 Sindsaúde participa de reunião no Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero de Senador Canedo (Arpagesc)

Hoje (12), o Sindsaúde participou de reunião no Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero de Senador Canedo (Arpagesc), localizado no PSF Flor do Ipê de Senador Canedo, para discutir sobre o funcionamento do local e os serviços oferecidos após ouvir trabalhadores e pacientes.

A reunião foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e também contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo, visando reafirmar a importância do Arpagesc na assistência à saúde da População Transgênero conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga, o objetivo é fazer com que o Arpagesc seja referência no atendimento às pessoas travestis e transexuais e, para isso, o trabalho do município é imprescindível.

“O Arpagesc integra a Rede de Cuidado do Processo Transexualizador de Goiás, desenvolvido com o repasse de recursos da SES-GO, e é responsável pelo atendimento de usuários residentes em Senador Canedo e outros 24 municípios da Regional Centro-Sul do Estado”, explica Sirley.

“No entanto, o funcionamento do ambulatório depende da atuação e participação efetiva do município de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a realização de um Plano de Trabalho assertivo e com qualidade para garantir a dignidade aos usuários do SUS que tem o direito de receber os serviços especializados”, destaca a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga.

Arpagesc – o Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero (Arpagesc) oferece serviços especializados nas modalidades ambulatorial e hospitalar, com ênfase no acolhimento humanizado, alinhados às diretrizes do Serviço Especializado do Processo Transexualizador – Ambulatório TX, oferecido pelo Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), serviço de referência no processo de transição de gênero em Goiás.

Atendimento – Para ter acesso ao serviço do Arpagesc, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro/cidade e realizar a consulta com o clínico geral para que seja encaminhado/a, via regulação Regional Centro-Sul de Saúde de Goiás da SES-GO, para o Arpagesc.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud