Sindsaúde participa de reunião no Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero de Senador Canedo (Arpagesc)
Hoje (12), o Sindsaúde participou de reunião no Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero de Senador Canedo (Arpagesc), localizado no PSF Flor do Ipê de Senador Canedo, para discutir sobre o funcionamento do local e os serviços oferecidos após ouvir trabalhadores e pacientes.
A reunião foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e também contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo, visando reafirmar a importância do Arpagesc na assistência à saúde da População Transgênero conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga, o objetivo é fazer com que o Arpagesc seja referência no atendimento às pessoas travestis e transexuais e, para isso, o trabalho do município é imprescindível.
“O Arpagesc integra a Rede de Cuidado do Processo Transexualizador de Goiás, desenvolvido com o repasse de recursos da SES-GO, e é responsável pelo atendimento de usuários residentes em Senador Canedo e outros 24 municípios da Regional Centro-Sul do Estado”, explica Sirley.
“No entanto, o funcionamento do ambulatório depende da atuação e participação efetiva do município de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a realização de um Plano de Trabalho assertivo e com qualidade para garantir a dignidade aos usuários do SUS que tem o direito de receber os serviços especializados”, destaca a diretora do Sindsaúde, Sirley Braga.
Arpagesc – o Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero (Arpagesc) oferece serviços especializados nas modalidades ambulatorial e hospitalar, com ênfase no acolhimento humanizado, alinhados às diretrizes do Serviço Especializado do Processo Transexualizador – Ambulatório TX, oferecido pelo Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), serviço de referência no processo de transição de gênero em Goiás.
Atendimento – Para ter acesso ao serviço do Arpagesc, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro/cidade e realizar a consulta com o clínico geral para que seja encaminhado/a, via regulação Regional Centro-Sul de Saúde de Goiás da SES-GO, para o Arpagesc.