Sindsaúde promove formação política e sindical para fortalecer Controle Social
O Sindsaúde realizou, nos dias 3 e 4, mais uma etapa da sua formação sindical, reunindo trabalhadores(as) da saúde filiados(as) de várias regiões do estado. O objetivo central foi fortalecer a participação da categoria nos espaços de decisão, especialmente nos Conselhos Municipais de Saúde.
Durante a formação, foram discutidos temas essenciais como a conquista do SUS, a luta por um sistema público, universal e de qualidade, e o papel dos conselhos como instâncias deliberativas e organizativas do SUS. Os participantes refletiram sobre o que significa ser conselheiro(a), quais são suas responsabilidades e de que forma podem atuar de maneira consciente e comprometida enquanto representantes do segmento trabalhador.
Também foram debatidas estratégias para levar as pautas da classe trabalhadora aos conselhos municipais, fortalecendo a defesa dos direitos da categoria e o controle social.
Durante a formação, o Sindsaúde ressaltou também o papel do Controle Social no acompanhamento das contas públicas e das políticas voltadas para a saúde.
A presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, comenta a importação da formação oferecida pelo Sindicato.
“Quero destacar a importância dessa etapa da nossa formação sindical como ferramenta de fortalecimento político e coletivo da nossa categoria.Nós trabalhamos para que cada companheiro e companheira esteja preparado(a) para ocupar com segurança e consciência os Conselhos Municipais de Saúde, que são espaços fundamentais de decisão e defesa do SUS. Com essa formação, o Sindsaúde está contribuindo para construir um controle social mais preparado, combativo e comprometido, capaz de enfrentar retrocessos e defender o SUS com firmeza. E é assim, organizados e conscientes, que vamos seguir avançando na luta pelos nossos direitos e pela saúde pública que o povo merece”.