Sindsaúde realiza paralisação dos ACE e ACS em Goiânia
O Sindsaúde realizou uma assembleia geral dos Agentes de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) em frente ao Paço Municipal de Goiânia na manhã desta quinta-feira (18). Durante o ato, os trabalhadores reivindicaram a inclusão da categoria no Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da Saúde.
Essa reivindicação é desde 2012, quando os agentes se tornaram estatutários. Mesmo pertencendo à Secretaria Municipal de Saúde, as duas categorias são as únicas que estão fora do plano de carreira específico dos servidores da Função Saúde (Lei 8.916/10). Apesar das promessas da atual gestão e de gestões anteriores, a inclusão de cerca de 2 mil agentes ainda não se efetivou.
Plano de carreira
Se a reivindicação for atendida, ACS e ACE serão beneficiados com aumento de 6,12% a cada dois anos referente à mudança de letra (progressão); com a valorização do tempo de efetivo exercício que contará para o enquadramento no plano; terão ganho de 10 a 40% com base na Gratificação de Aperfeiçoamento e Titulação sobre o vencimento; além de contar com um ganho de 10 a 30% sobre o salário-base referente à gratificação de Difícil Acesso ou Difícil Provimento.