Sindsaúde se reúne com prefeito e promotora para discutir demandas da saúde em Senador Canedo
O Sindsaúde se reuniu com o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, na tarde desta quarta-feira (17) para discutir importantes demandas relacionadas à saúde no município. Já no fim da tarde, o Sindicato se reuniu com a promotora de Justiça do município, Tamara Cybelle.
Piso da enfermagem
Durante o encontro do Sindsaúde com o prefeito, foram abordadas três pautas prioritárias. A primeira trata da aplicação do piso salarial da enfermagem. Fernando Pellozo afirmou que, assim que houver o repasse da União, a prefeitura irá implementar imediatamente o piso salarial, garantindo um salário digno aos profissionais da área.
Concurso
A segunda pauta discutida foi a convocação do concurso público. O prefeito informou que o levantamento já está pronto, incluindo o impacto financeiro. Segundo ele, a previsão é que a convocação dos aprovados seja realizada o mais breve possível.
Mesa de Negociação
A terceira pauta trata da retomada da Mesa Municipal de Negociação Permanente. “Ela é um instrumento fundamental para discutir todas as demandas relacionadas aos trabalhadores da saúde. Uma dessas demandas é construção do plano de carreira da saúde que precisa ser finalizada”, frisa a diretora Sirley Braga.
Ao Sindsaúde, o prefeito esclareceu que as reuniões foram interrompidas devido à substituição do secretário de Planejamento, mas assegurou que os encontros serão retomados em breve e que logo, os membros serão informados sobre a data desse retorno.
Além do Sindsaúde, também participaram da reunião, mostrando a importância da união das entidades em prol dos direitos e melhorias na saúde municipal, o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Goiás (Sieg) e a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de Senador Canedo (ACS e ACE).
Promotoria de Justiça
Já na reunião com a promotora da 4ª Promotoria de Justiça de Senador Canedo, Tamara Cybelle Marques, a diretora Sirley Braga e diretora Elaine Silva, que na ocasião também representou a Fenasce, abordaram a demora no chamamento dos candidatos aprovados no concurso público realizado pelo Município (Edital 001/2019). O Sindicato apresentou informações sobre o déficit de ACS e ACE, evidenciando a necessidade urgente de convocação dos aprovados para preencherem as microáreas desassistidas.
Outra questão abordada foi a decisão da gestão de abrir um credenciamento para contratação de profissionais de saúde, mesmo com a existência de candidatos capacitados e aprovados para diversas áreas aguardando convocação. Diante desses fatos, ficou deliberado, conforme orientação da promotora, que os dados e informações apresentados pelo Sindsaúde deverão ser consolidados e protocolados no Ministério Público do Trabalho, a fim de que as devidas providências sejam tomadas.
1 Comment
Gostaria de saber mesmo e como anda a negociação do plano de carreira dos servidores de senador canedo?