Sindsaúde sedia a 1ª Conferência Livre dos Direitos da Pessoa Idosa em Goiás

 Sindsaúde sedia a 1ª Conferência Livre dos Direitos da Pessoa Idosa em Goiás

Na sexta-feira (15), realizamos em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e entidades sindicais afiliadas  a 1ª Conferência Livre dos Direitos da Pessoa Idosa, em Goiás, com tema Envelhecimento Multicultural e Democracia.

Dialogamos sobre as políticas públicas destinadas à pessoa idosa, promoção de saúde mental para a terceira idade e sobre a necessidade de debater qualidade de vida para essa faixa etária diante de um cenário em que o envelhecimento supera índices de anos anteriores.

Também tivemos um momento de descontração com bailinho de confraternização e show por conta do Trio Federal. Foi oportunidade para dançar muito forró pé-de-serra e cantar junto.  

A conferência contou com discursos do ex-deputado federal, ex-prefeito de Goiânia e ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e militante dos Direitos Humanos, Pedro Wilson; do diretor da CUT Nacional, Ari Aloraldo; da deputada federal Adriana Accorsi; do deputado estadual e diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem; da  deputada estadual Bia de Lima; da secretária de Relações de Trabalho da CUT-GO, Terezinha Aguiar; da educadora Popular, diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindsaúde e secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-GO, Ivanilde Batista; do membro do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, Frei José Fernandes;  das membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás Joana D’Arc Aguiar e Ieda Leal e da representante do Conselho de Serviço Social de Goiás, Rayssa Rodrigues.

Também marcou presença na conferência o vereador Fabrício Rosa.

Sobre a conferência

A 1ª Conferência Livre dos Direitos da Pessoa Idosa em Goiás é um espaço plural, inclusivo e democrático para fortalecer o debate e a construção coletiva rumo à 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A etapa nacional tem como objetivos: promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e  propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação entre estados e União.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud