URGENTE! Ministério Público do Trabalho abre ação civil pública para investigar contratações do IBGH
*Atualizada às 20h44
Atendendo à solicitação do Sindsaúde-GO, a Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região (Ministério Público do Trabalho) ajuizou uma ação civil pública para investigar a situação contratual (por pejotização) entre o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) e os trabalhadores da saúde dos hospitais estaduais de Hospital de Urgências da Região Sudoeste Dr Albanir Faleiros Machado (HURSO).
O Sindsaúde foi comunicado da ação na tarde desta sexta-feira (8). Em ofício encaminhado MPT, o Sindicato havia questionado as contratações indiscriminadas pela modalidade de pejotização dos profissionais de saúde sob a responsabilidade do IBGH.
O MPT informou ainda que na mesma ação também será acompanhada a contratação no Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), localizado em Pirenópolis.
Celetistas do IBGH
Preocupado com a situação dos trabalhadores celetistas após anúncio do IBGH de desistência de gerir o Hurso, o Heja e o Heej, o Sindsaúde também encaminhou ofício ao Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitando providências para resguardar a continuidade dos serviços, o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da referida organização social e a assistência continuada à população. Entretanto, MPE e MPT ainda não se manifestaram ao Sindsaúde sobre o assunto.
Veja abaixo o ofício do MPT: