Por meio de decreto, prefeitura de Senador Canedo reduz gratificações
Decreto (2.061/18) do prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, datado do dia 24 de outubro estipula entre outras medidas, a redução de gratificação, suspensão de férias e licenças.
No documento, o prefeito alega que devido à “crise administrativa e financeira” que o país enfrenta, os repasses aos pequenos municípios foram prejudicados. Como medida para continuar prestando serviços de assistência social, como educação, saúde, merenda escolar e limpeza, foi protocolado um decreto para contenção de gastos.
A determinação estipula o prazo de 120 dias. Ele começou dia 1 de novembro de 2018 e vai até 28 de fevereiro de 2019, visto que poderá ser prorrogado.
Entre os cortes estão: redução de gratificações de servidores municipais em 50% nos meses de novembro e dezembro, e suspensão de férias e licenças em geral de servidor@s públicos municipais, adequação da folha de pagamento, redução de viagens para outras cidades e redução do consumo de energia.
Como algumas medidas prejudicam os servidor@s e a população, os trabalhadores vão realizar uma assembleia na próxima quinta (8), na Praça Criativa de Senador Canedo, para definir as estratégias de mobilização contra as medidas que restringem direitos.