Sindsaúde lança campanha em defesa do servidor da saúde e do SUS
*Publicada em 14.05.2020 às 17h43
A campanha em defesa do trabalhador da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma iniciativa do Sindsaúde-GO em parceria com outras entidades representativas dos servidores e será lançada no próximo dia 20, com um ato às 8h30, na Praça Cívica.
Ao longo da campanha haverá diversas ações, cujo o propósito é destacar a importância dos trabalhadores estaduais e municipais da saúde e chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a necessidade de se garantir a valorização dos mesmos inclusive com reposição das perdas salariais acumuladas até o momento.
“A pandemia do coronavírus deixou ainda mais evidente a importância do trabalhador da saúde, a necessidade de mais investimentos para o SUS e expôs a realidade precária em que a categoria trabalha: falta de EPI’s, jornadas exaustivas e salários baixos. Trabalhadores estão morrendo por falta de proteção adequada nos locais de trabalho”, explica o novo presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.
Ainda de acordo com Ricardo Manzi, o número de trabalhadores adoecidos por conta das precárias condições de trabalho e péssimas relações trabalhistas tem sido alto. “Foi por esse motivo que decidimos lançar nesse momento essa campanha. É preciso devolver a valorização e a dignidade ao servidor público da saúde”, justificou Ricardo Manzi.
Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por exemplo, vem sofrendo com a defasagem salarial. O Estado de Goiás já colecionou um total de nove datas-bases que não foram pagas. O percentual da perda já chega a 68,25%, isto é, quase 70% do salário. Além do pagamento dessa reposição salarial, a campanha vai reivindicar também o restabelecimento dos percentuais do adicional de insalubridade, pagamento da progressão, aumento do adicional de produtividade entre outros direitos.
Portal
Também será lançado portal “Eu defendo a Saúde” em que serão disponibilizadas informações sobre a defasagem salarial da categoria, direitos a serem restituídos e um modo interativo para que o trabalhador possa cobrar diretamente das autoridades e parlamentares o compromisso com a categoria.
Nova assembleia
Haverá, no próximo dia 18, assembleia virtual conjunta para que os trabalhadores acertem os últimos detalhes do ato e da campanha de valorização profissional.