X Consindsaúde reafirma compromisso com o SUS, a democracia e os direitos da classe trabalhadora
Entre os dias 20 e 23 de outubro, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) realizou o X Consindsaúde, um dos mais expressivos encontros de debate e organização da categoria que ocorre a cada triênio.
Com o tema “SUS em disputa! Democracia sob ataque e perda de direitos: desafios e perspectivas para a saúde pública e a classe trabalhadora”, o evento se consolidou como um marco político e de resistência em defesa do serviço público, da soberania nacional e da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS.
Realizado no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia, o congresso político-sindical reuniu delegadas e delegados de dezenas de municípios goianos, lideranças sindicais, especialistas e representantes de entidades nacionais, como CUT, CNTSS, Fenacsaúde e Fenasce, além de pesquisadores e parlamentares comprometidos com as causas populares.
A programação intensa combinou mesas de debates, oficinas, plenárias e momentos culturais. Discutiu desde os ataques ao serviço público e a ameaça da Reforma Administrativa até o papel estratégico da comunicação sindical e popular, passando pela formação política, o fortalecimento do SUS e o enfrentamento à extrema direita.
Entre os convidados e convidadas estiveram nomes como Eliane de Moura Martins (UFRGS e Frente Brasil Popular), Mauro Rubem (deputado estadual e histórico militante da saúde), Maria Faria (CUT Brasil e Dieese), Francisco Batista Júnior (ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde), Neuriberg Dias (Diap), Élida Miranda (CUT Brasil e EPS), Maria Júlia Nogueira (CUT Brasil e CNTSS) e Ana Lúcia da Silva (ex-professora da UFG e coordenadora do Centro Cultural Eldorado Carajás). As falas convergiram em torno da urgência de reconstruir o Estado democrático e garantir que o SUS siga sendo 100% público, gratuito, de qualidade e estatal, com carreira única, valorização profissional e financiamento adequado.
A presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira, destaca que o congresso representou um momento de síntese do contexto político, das lutas e do propósito de organização da categoria.
“Vivemos tempos de ataques ao SUS, de precarização do trabalho e tentativas de privatização disfarçadas de modernização. O X Consindsaúde reafirmou que o Sindsaúde Goiás está na linha de frente da resistência, construindo unidade e consciência de classe para enfrentar projetos como a Reforma Administrativa, que ameaça destruir o serviço público brasileiro”, afirma.
A presidenta lembra ainda que a luta sindical precisa combinar organização de base, formação política e comunicação popular.

“A defesa do SUS é indissociável da defesa da democracia e dos direitos sociais. Cada trabalhador e trabalhadora da saúde é um guardião dessa política pública que salva vidas. Por isso, o nosso congresso não é apenas um evento, é um ato político de compromisso com o povo brasileiro”, reforça Néia.
O X Consindsaúde encerrou suas atividades com a aprovação da Carta de Princípios e de um novo Plano de Lutas, que orientará as ações do sindicato até o próximo congresso. Além das bandeiras históricas da entidade, as principais resoluções reafirmaram a necessidade de se avançar na implantação da carreira única e Interfederativa no SUS e continuar lutando contra qualquer forma de privatização da saúde.
Ao final, os participantes saíram com o sentimento de que o X Consindsaúde foi mais que um congresso: foi um grito de resistência coletiva em defesa do SUS, dos direitos sociais e da soberania nacional.
“O que vivemos nesses dias foi a prova de que a classe trabalhadora segue viva, consciente e disposta a lutar. O SUS é do povo e nós seguiremos defendendo cada espaço, cada direito e cada trabalhador que faz essa política acontecer”, enfatiza Néia Vieira, presidenta do Sindsaúde/GO.





























