Sindsaúde e Fenasce discutem formação da segunda turma de capacitação para Agentes de Saúde e Endemias com presidente do Conasems
O Sindsaúde e a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Fenasce), se reuniram nesta quinta-feira (8) com o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad. O principal assunto tratado foi a formação da segunda turma dos cursos técnicos para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.
A reunião foi parte de uma série de reuniões com autoridades nacionais da Saúde realizadas pelo Sindsaúde na capital federal nesta semana.
Preocupações com a formação dos Agentes
Durante o encontro, Aliandro Paulo, vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, apresentou ao presidente do Conasems duas preocupações centrais da categoria. A primeira é que agentes que, por diferentes motivos, não conseguiram realizar a adesão ao curso dentro do prazo estipulado. Em resposta, Mohamad lamentou, mas informou que, infelizmente, não será possível incluir esses profissionais na turma atual.
Outra questão levantada pelo Sindicato foi em relação aos agentes que já concluíram a primeira fase do curso. O Sindsaúde questionou quando esses profissionais poderão se matricular nas novas matérias que serão oferecidas na segunda etapa da capacitação. O presidente do Conasems esclareceu que as inscrições para essas disciplinas serão abertas conforme cada nova matéria for disponibilizada.
Programa Mais Saúde com Agente
O Programa Mais Saúde com Agente, uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde, Conasems, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Escolas de Saúde do SUS, visa capacitar Agentes Comunitários (ACSs) e de Endemias (ACEs) para aprimorar o cuidado oferecido aos cidadãos nos territórios onde atuam.
Na formação da segunda turma, foram disponibilizadas 180 mil vagas, voltadas para candidatos que possuíam formação de nível médio ou estavam cursando o último ano do Ensino Médio, ou ainda, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. As inscrições para essa turma foram encerradas em junho de 2024.