CRISE NO HUGO: após acordo no MPT, primeiros pagamentos aos terceirizados do Instituto Cem acontecem nesta quinta (27)
O acordo para que os ex-funcionários do Instituto Cem, organização social que administrava o Hugo até recentemente, comecem a receber na próxima quinta-feira (27) as verbas rescisórias atrasadas, é fruto de uma audiência de conciliação realizada ontem (25) na sede do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO).
Proposta de negociação
A mediação do MPT para evitar prejuízos aos trabalhadores terceirizados foi proposta durante audiência pública realizada na última sexta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), pelo deputado Mauro Rubem (PT) com a participação do Sindsaúde-GO, representado pela presidenta Néia Vieira.
“Estamos vivenciando mais uma vez a mesma história nos hospitais terceirizados! Trabalhadores que deram o sangue pelo trabalho e que, na hora de receberem seus direitos, ficaram a ver navios. Esses trabalhadores têm de receber aquilo que é direito sem nenhum centavo a menos”, frisa a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira.
Início do pagamento
Na audiência de conciliação do MPT, que ocorreu sob a mediação da procuradora do Trabalho, Milena Costa, ficou acertado que os pagamentos serão feitos de forma progressiva e subsidiados pelos R$ 10,7 milhões disponíveis no Fundo Rescisório do Instituto Cem. No entanto, segundo a organização social, o valor é insuficiente para pagar todos os ex-funcionários.
Dessa forma, a partir do dia 27, terão prioridade de recebimento todas as gestantes e parte dos trabalhadores que ganhavam menores salários.
Para tratar do montante necessário para garantir os direitos trabalhistas dos demais ex-funcionários, ficou definida uma nova reunião que será realizada no MPT no dia 2 de julho. A expectativa é que o Estado apresente alternativa para quitar todos os débitos restantes, que são cerca de R$ 18 milhões.
Além do deputado Mauro Rubem, a audiência de conciliação contou com representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), inclusive do secretário da pasta, Rasível Santos, da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), dos dirigentes do Instituto Cem, e também com a presença do líder do governo Caiado na Alego, deputado Thalles Barreto.
Nova audiência pública
Uma nova audiência será promovida pelo deputado Mauro Rubem com a participação do Sindsaúde, no dia 8 de julho, para avaliar o andamento das tratativas e garantir que os direitos trabalhistas dos ex-funcionários sejam respeitados.