CRISE NO HUGO: após acordo no MPT, primeiros pagamentos aos terceirizados do Instituto Cem acontecem nesta quinta (27)

 CRISE NO HUGO: após acordo no MPT, primeiros pagamentos aos terceirizados do Instituto Cem acontecem nesta quinta (27)

Foto: Iron Braz | MPT-GO

O acordo para que os ex-funcionários do Instituto Cem, organização social que administrava o Hugo até recentemente, comecem a receber na próxima quinta-feira (27) as verbas rescisórias atrasadas, é fruto de uma audiência de conciliação realizada ontem (25) na sede do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO).

Proposta de negociação

A mediação do MPT para evitar prejuízos aos trabalhadores terceirizados foi proposta durante audiência pública realizada na última sexta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), pelo deputado Mauro Rubem (PT) com a participação do Sindsaúde-GO, representado pela presidenta Néia Vieira.

“Estamos vivenciando mais uma vez a mesma história nos hospitais terceirizados! Trabalhadores que deram o sangue pelo trabalho e que, na hora de receberem seus direitos, ficaram a ver navios. Esses trabalhadores têm de receber aquilo que é direito sem nenhum centavo a menos”, frisa a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira. 

Início do pagamento

Na audiência de conciliação do MPT, que ocorreu sob a mediação da procuradora do Trabalho, Milena Costa, ficou acertado que os pagamentos serão feitos de forma progressiva e subsidiados pelos R$ 10,7 milhões disponíveis no Fundo Rescisório do Instituto Cem. No entanto, segundo a organização social, o valor é insuficiente para pagar todos os ex-funcionários.

Dessa forma, a partir do dia 27, terão prioridade de recebimento todas as gestantes e parte dos trabalhadores que ganhavam menores salários.

Para tratar do montante necessário para garantir os direitos trabalhistas dos demais ex-funcionários, ficou definida uma nova reunião que será realizada no MPT no dia 2 de julho. A expectativa é que o Estado apresente alternativa para quitar todos os débitos restantes, que são cerca de R$ 18 milhões.

Foto: Iron Braz | MPT-GO

Além do deputado Mauro Rubem, a audiência de conciliação contou com representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), inclusive do secretário da pasta, Rasível Santos, da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), dos dirigentes do Instituto Cem, e também com a presença do líder do governo Caiado na Alego, deputado Thalles Barreto.

Nova audiência pública

Uma nova audiência será promovida pelo deputado Mauro Rubem com a participação do Sindsaúde, no dia 8 de julho, para avaliar o andamento das tratativas e garantir que os direitos trabalhistas dos ex-funcionários sejam respeitados.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud