Sindsaúde participa de audiência pública sobre o CRDT e debate medidas para evitar a desassistência aos usuários e trabalhadores

 Sindsaúde participa de audiência pública sobre o CRDT e debate medidas para evitar a desassistência aos usuários e trabalhadores

Nessa terça-feira (10), o Sindsaúde participou da audiência pública sobre o desmonte do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT) de Goiânia para debater com a população os desafios no atendimento aos pacientes com doenças infectocontagiosas e dos trabalhadores da unidade. A discussão ocorreu na Câmara Municipal, às 19h, e foi promovida pelos vereadores Fabrício Rosa e Edward Madureira, com participação de representantes do deputado estadual e diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem.

Entendimento

O Sindsaúde entende que é importante relembrar um histórico desse desmonte. Ele começou a partir de 2018, quando a gestão municipal desalojou o CRDT do Setor Norte Ferroviário para atender a interesses da especulação imobiliária do governo estadual.

O local foi realojado no Setor Sul, em estrutura precária, o que levou a denúncia do Sindsaúde no Ministério Público Estadual sobre esse funcionamento em péssimas condições, apesar dos altos repasses financeiros, e também sobre o aluguel de um espaço extra que não estava sendo usado. A denúncia protocolada foi, infelizmente, arquivada.

Com a gestão seguinte, de 2020 a 2024, aluguéis foram atrasados, o que gerou ameaças de despejo. A nova gestão da prefeitura, em 2025, continuou essa prática e o que ocorreu foi o despejo de fato. O surpreende é que a administração atual da prefeitura estava ciente do possível despejo desde abril e não formulou um plano de contingência para evitar as consequências desastrosas para usuários e servidores do CRDT.

Diante desse cenário, o principal entendimento do Sindsaúde é que a nova administração da prefeitura só trouxe mudanças em discurso, é o que alerta o diretor do Sindsaúde e da Fenacsaúde, Ricardo Manzi.  

“Apesar da administração atual promover o discurso que a prefeitura está sob nova direção, prevalecem velhas práticas como a falta de diálogo com os movimentos populares, com entidades sindicais, com os usuários e a falta de transparência em relação às ações praticadas. A consequência desses atos foi o prejuízo aos atendidos pelo CRDT, que são principalmente pessoas com HIV e outra doenças infecciosas” lamentou Manzi.

O que está por trás do desmonte?

O desmonte do CRDT, seguido pela descentralização dos serviços, está por trás de uma lógica muito maior: a de sucateamento da saúde pública municipal. Dificulta-se o acesso de usuários a serviços fundamentais para o tratamento de doenças, pioram-se as condições de trabalho dos responsáveis por esses serviços para ser justificada a necessidade de terceirização desses serviços com Organizações Sociais.

A luta constante do Sindsaúde é para que tais serviços não sejam entregues à iniciativa privada, que sobrecarrega trabalhadores, precariza serviços, não cumpre com os direitos trabalhistas, coloca gestores não qualificados e desvia do objetivo de alcançar o Sistema de Saúde 100% público, universal e de qualidade.

Medidas

O Sindsaúde acredita ser indispensável envolver todos os órgãos de deliberações e controle da saúde pública, a exemplo do Conselho Municipal de Saúde, Tribunal de Contas dos Municípios, Ministério Público Estadual, para ser possível pensar em diversas estratégias para o atendimento dos usuários prejudicados e para o cumprimento das atividades e condições dignas de trabalho aos trabalhadores e trabalhadoras do CRDT. 

Levando em conta tudo isso, uma das propostas do Sindsaúde é que os serviços do CRDT sejam transferidos para um mesmo local, provisório, para evitar a dispersão de serviços para locais diferentes que dificultam a logística de transporte de trabalhadores e usuários. Uma sugestão é que seja reformada a unidade do Ciams Pedro Ludovico, que está desativada, para abrigar a nova sede do CRDT.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud