Sindsaúde denuncia más condições de trabalho na Maternidade Municipal de Aparecida de Goiânia

 Sindsaúde denuncia más condições de trabalho na Maternidade Municipal de Aparecida de Goiânia

O Sindsaúde Goiás apurou, ontem (28), denúncias de trabalhadores sobre as condições de trabalho na Maternidade Municipal de Aparecida de Goiânia. Durante a visita à unidade, o Sindicato identificou problemas estruturais e de climatização que, segundo a entidade, precisam ser solucionados para garantir condições adequadas de trabalho e atendimento aos usuários do SUS.

Entre as situações encontradas estão fios expostos, presença de mofo e buracos nas paredes. A equipe também confirmou uma das principais queixas apresentadas pelos trabalhadores: o ambiente destinado às refeições apresenta temperatura elevada em períodos de calor e não conta com um aparelho de ar-condicionado em funcionamento.

O problema de climatização também foi identificado no quarto de isolamento de pacientes. Segundo o Sindicato, a ausência de ar-condicionado faz com que a porta precise permanecer aberta, situação que pode aumentar a exposição de outros pacientes e trabalhadores a riscos de contaminação.

A falta de climatização foi constatada ainda na sala de preparo de medicamentos, onde são manipulados medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos.

Outras irregularidades

Durante a apuração, o Sindsaúde também verificou outras situações consideradas graves pela entidade. Entre elas está a distância entre as camas da enfermaria, que, segundo o Sindicato, não respeitaria o espaço determinado pelo Ministério da Saúde.

Também foram identificados casos em que pacientes e acompanhantes utilizam o mesmo banheiro, além de problemas no piso, que estaria quebrando com facilidade.

Outro ponto observado foi a falta de cobertura no trajeto entre a maternidade e o local onde é realizada a lavagem de materiais, fazendo com que trabalhadores fiquem expostos à chuva durante o deslocamento.

Alimentação terceirizada é alvo de denúncias

A alimentação fornecida na maternidade também chamou a atenção do Sindicato. A unidade depende de refeições adquiridas de empresa terceirizada, embora, conforme aponta o Sindsaúde, grande parte das unidades de saúde do município disponha de cozinha e trabalhadores responsáveis pelo preparo da alimentação.

Além da terceirização, há denúncias sobre a qualidade das refeições. Trabalhadores relataram ao Sindicato, inclusive, terem encontrado larvas nos alimentos. As denúncias serão consideradas nos encaminhamentos que a entidade pretende realizar.

Sindicato dará encaminhamentos

Diante das situações identificadas e das denúncias apresentadas pelos trabalhadores, o Sindsaúde informa que dará os encaminhamentos necessários para cobrar providências e melhorias na unidade.

Para o Sindicato, garantir condições dignas e seguras de trabalho também significa assegurar um atendimento adequado à população. A entidade defende que a estrutura das unidades de saúde ofereça condições apropriadas tanto para os profissionais que atuam no SUS quanto para os usuários que dependem do serviço público.

O Sindsaúde afirma que continuará acompanhando a situação da Maternidade Municipal de Aparecida de Goiânia e cobrando medidas para solucionar os problemas identificados.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud