Sindsaúde participa de ação no Cais Bairro Goiá a convite do MPT
Convidado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, realizou uma visita no Cais Bairro Goiá, nesta sexta-feira (24). O MPT vem diligenciando uma série de fiscalizações para assegurar melhores condições de trabalho nas unidades de saúde de Goiânia.
O Sindsaúde tem acompanhado de perto a situação precária das unidades de saúde do município de Goiânia. Além da superlotação, trabalhadores têm denunciado a falta de profissionais, falta de segurança, sobrecarga de trabalho e falta de insumos e de infraestrutura. “Isso tem nos gerado muita apreensão e motivado as denúncias no Ministério Público e Ministério Público do trabalho”, ressalta o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi.
Ações judiciais
Em pouco menos de dois anos, o MPT já ajuizou nada menos do que sete ações em face da Prefeitura de Goiânia para solicitar adequações no ambiente de trabalho das unidades de Saúde dos bairros Finsocial, Bairro Goiá, Recanto do Bosque, Guanabara, Amendoeiras, Vila Nova e Noroeste.
Amendoeiras
Recentemente, após atuação do MPT, a Justiça do Trabalho determinou, por meio de sentença, que a Prefeitura de Goiânia providencie melhorias na estrutura do Cais Amendoeiras.
Algumas das obrigações a serem cumpridas pelo prefeitura são: regularizar a estrutura física da unidade (pisos, pintura, rachaduras, infiltrações, etc); manter os sanitários limpos; adquirir mobiliários adequados; realizar a manutenção da rede elétrica.