Sindsaúde participa do 9º Congresso Nacional da CNTSS/CUT e reforça defesa de direitos, do SUS e da carreira única

 Sindsaúde participa do 9º Congresso Nacional da CNTSS/CUT e reforça defesa de direitos, do SUS e da carreira única

Dirigentes do Sindsaúde-GO participaram ativamente do 9º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), realizado entre os dias 19 e 21 de junho de 2025, em formato virtual. Com o tema “Os desafios da Seguridade Social frente aos avanços da extrema-direita no Brasil e no mundo”, o evento reuniu lideranças sindicais de todo o país para debater estratégias de resistência e defesa dos direitos sociais, da democracia e da saúde pública.

Na ocasião, o Congresso também elegeu a nova Diretoria Executiva da CNTSS/CUT, para o mandato 2025-2029. O Sindsaúde garantiu uma participação expressiva na nova gestão: a presidenta Néia Vieira foi eleita para a Secretaria Nacional de Mulheres da CNTSS, enquanto os diretores Ricardo Manzi e Flaviana Alves passam a integrar a Diretoria Nacional da CNTSS/CUT. Já a diretora Marcilene Santos foi eleita como titular no Conselho Fiscal da Confederação.

Durante os debates, um dos destaques foi a proposta apresentada pelo diretor do Sindsaúde, Ricardo Manzi, que foi aprovada por unanimidade. A iniciativa prevê a realização de seminários regionais nos estados para aprofundar o debate sobre a construção da carreira única no SUS. O objetivo é fortalecer a mobilização da base em torno de um plano nacional de carreira que valorize os trabalhadores da saúde em todo o país, tema que agora segue para discussão na Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS.

Outro encaminhamento importante do Congresso foi a deliberação pela criação de um Observatório Nacional de Privatização e Terceirização, que será coordenado pela CNTSS/CUT. A iniciativa visa monitorar, denunciar e produzir informações sobre os impactos negativos da gestão por Organizações Sociais (OSs) e outros modelos privatizantes que ameaçam o caráter público, estatal e universal do SUS.

Os debates também abordaram temas como o avanço da extrema-direita, os riscos de retrocessos democráticos, os impactos da tecnologia e da inteligência artificial sobre o mundo do trabalho, além da luta contra a precarização das condições de trabalho e a defesa do financiamento adequado das políticas públicas de saúde, previdência e assistência social.

Participaram como delegados eleitos pela a Assembleia do Sindsaúde, Néia Vieira, Aliandro Paulo, Flaviana Alves, Sílvia Regina, Ivanilde Batista, Marcilene Santos, Alonso Julião, Marlene França, Lindomar Santos, Maria de Fátima Veloso Cunha, e Arthur Antônio.

A delegação do Sindsaúde reafirmou o compromisso de seguir na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, do fortalecimento do SUS e da ampliação dos espaços de participação social. As deliberações do Congresso agora integram o Plano Nacional de Lutas da CNTSS/CUT para o período 2025-2029.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud