TERCEIRIZAÇÃO: pacientes e trabalhadores enfrentarão troca de OS no HMAP

 TERCEIRIZAÇÃO: pacientes e trabalhadores enfrentarão troca de OS no HMAP

Pacientes e trabalhadores de mais um hospital goiano terão que enfrentar a troca de OSs. Desta vez, a mudança ocorrerá no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) administrado pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). De acordo com reportagem do Jornal O Popular divulgada ontem (3), o edital de chamamento público para buscar uma substituta será publicado no Diário Oficial Eletrônico do município nos próximos dias.

Em dezembro de 2020, a mesma OS já havia desistido da gestão de três hospitais estaduais no interior do Estado. Dias antes, o IBGH havia sido alvo de uma segunda operação policial naquele ano. A suspeita: superfaturamento e compra de álcool contaminado.

O modelo de gestão terceirizada adotado nos hospitais públicos goianos sempre foi motivo de preocupação. Se durante a gestão, pacientes e trabalhadores sofrem com a falta de condições de trabalho e de assistência, falta de insumos, atraso no pagamento, entre outros, com a anúncio da mudança, a situação tende a ficar ainda mais delicada.

Relatórios da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ilustraram bem a situação. Após o anúncio do rompimento do IBGH com o Estado, a SES diz ter encontrado os hospitais que estavam sob a gestão da OS em situações preocupantes: faltava insumos, medicamentos e profissionais; salários estavam atrasados, a alimentação estava incompleta; e trabalhadores encontravam-se esgotados e famintos,.

Uma das preocupações do Sindsaúde nesse processo de mudança de OSs é quanto aos direitos trabalhistas e à continuidade do atendimento à população. O trabalhador não pode ficar prejudicado e nem a população, desassistida, como já ocorreu em outras situações.

O Sindsaúde defende que a gestão da saúde pública seja feita pelos órgãos públicos com servidores concursados e devidamente qualificados como forma dar mais segurança ao trabalhador e aos usuários do SUS.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out Loud