TJGO confirma liminar obtida pelo Sindsaúde e mantém servidores no SAMU

 TJGO confirma liminar obtida pelo Sindsaúde e mantém servidores no SAMU

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) confirmou a liminar obtida recentemente pelo Sindsaúde que garantiu o retorno de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU). A decisão, emitida na quarta-feira (30), pela juíza Raquel Rocha Lemos, da 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos, assegura que os trabalhadores permaneçam em suas funções de origem, após terem sido removidos sem justificativa.

A magistrada argumentou em sua sentença que a remoção dos servidores violou o direito à não remoção em período eleitoral e considerou a ausência de fundamentos técnicos para justificar a medida, que foi entendida como uma tentativa de punição em resposta a denúncias realizadas pelos próprios trabalhadores sobre o sucateamento do serviço no SAMU.

Entenda

A menos de três meses da eleição municipal de 2024, a SMS emitiu despacho determinando a remoção dos servidores técnicos em enfermagem da Central de Materiais de Esterilização (CME) do SAMU. Porém, em setembro, o TJGO concedeu liminar ao Sindsaúde em que acatava o mandado de segurança impetrado e determinava que os servidores do Samu retornassem às funções de origem.

Entre os afetados, estavam onze trabalhadores da Central de Materiais e Esterilização (CME), setor essencial para o SAMU, pois é responsável pela limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais utilizados no atendimento de urgência. A remoção desses profissionais colocava em risco o funcionamento adequado do SAMU, prejudicando a assistência à população e as condições de trabalho dos demais servidores.

O Sindsaúde tentou, inicialmente, estabelecer um diálogo com a prefeitura de Goiânia para reverter as remoções e defender os direitos dos trabalhadores. Contudo, a administração municipal negou a reivindicação do Sindicato, obrigando o Sindsaúde a recorrer ao Judiciário.

Para a direção do Sindsaúde-GO, essa decisão do TJGO representa uma importante vitória não apenas para os trabalhadores do SAMU, mas para todo o funcionalismo público, que deve ter seus direitos respeitados, especialmente o direito de não ser removido como forma de punição.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud