Vice-presidente do Sindsaúde e diretor da CNTSS/CUT, Ricardo Manzi, participa de encontro histórico da 100ª reunião da MNNP-SUS
A 100ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), realizada nos dias 15 e 16 de junho, em Brasília, reuniu representantes de todo o país para fortalecer o diálogo e avançar na valorização dos(as) trabalhadores(as) da saúde.
Na ocasião, o Sindsaúde/GO reforçou o compromisso da categoria com a construção coletiva do SUS por meio da participação do vice-presidente da entidade e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), Ricardo Manzi.
Promovido pelo Ministério da Saúde, o encontro marcou um momento histórico para a instância, que se consolida como espaço estratégico de negociação das relações e condições de trabalho no sistema público de saúde. Ao alcançar 100 reuniões ordinárias, a MNNP-SUS reafirma seu papel na formulação de diretrizes voltadas à valorização profissional e ao fortalecimento da negociação coletiva no país.
A reunião contou com a participação de representantes das bancadas de gestores e trabalhadores, além de integrantes das mesas estaduais, municipais e do Distrito Federal, ampliando a articulação nacional em defesa do SUS. Entre as pautas, destacaram-se as atualizações normativas, instituição de protocolos inéditos e estratégicos, a reestruturação do Sistema Nacional de Negociação Permanente e a ampliação das mesas locais, fortalecendo a organização e a qualificação das práticas de negociação.
Para Ricardo Manzi, a reunião foi marcada por avanços concretos, em especial para a gestão do trabalho no SUS com aprovação do Protocolo nº 13/2026. “Esse protocolo é um passo extremamente importante, pois estabelece diretrizes nacionais de responsabilidade sanitária no âmbito da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS. Agora, esse documento segue para o Conselho Nacional de Saúde, onde será referendado e homologado, consolidando uma construção fundamental para fortalecer o SUS e valorizar os trabalhadores em todo o país”, destacou o vice-presidente do Sindsaúde/GO e diretor da CNTSS/CUT.
A presença do Sindsaúde/GO reforça a importância da organização sindical na defesa dos direitos da categoria e na construção de políticas públicas que garantam um sistema de saúde cada vez mais forte, democrático e comprometido com quem cuida da população.