Vigilância em Saúde do Trabalhador reforça necessidade do devido registro de casos de covid-19 entre trabalhadores
A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás reforçou o pedido para a devida notificação dos casos de Covid-19 entre trabalhadores.
Leia também: O que é CAT e por que ela é importante para o trabalhador da saúde?
O órgão reencaminhou a Nota Técnica Nº 1 para conhecimento e ampla divulgação, que dispõe sobre recomendações para investigação e notificação da COVID-19, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na ficha de acidente de trabalho, por ser considerada doença ocupacional.
A medida atende a uma solicitação do Sindsaúde-GO. A vice-presidente do Sindicato, Luzinéia Vieira, que integra o Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás, apresentou denúncias de trabalhadores que não estavam conseguindo fazer a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) por Covid-19.
Em março desse ano, a Justiça do Trabalho determinou que o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) – organização social que administra o Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) – expedisse a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os trabalhadores acometidos pela Covid-19 e informasse todas elas à Justiça.
A determinação foi uma resposta às denúncias – parte delas feitas ao Sindsaúde-GO e encaminhadas ao MPT – de que a organização social e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se recusaram a emitir a CAT para os casos de Covid-19.
Veja aqui a nota técnica