Vitória do Sindsaúde garante direitos dos servidores da saúde em Flores de Goiás

 Vitória do Sindsaúde garante direitos dos servidores da saúde em Flores de Goiás

O Sindsaúde/GO conquistou uma importante vitória judicial em defesa dos servidores e servidoras da saúde de Flores de Goiás. A Justiça reconheceu a ilegalidade da alteração unilateral da jornada de trabalho imposta pelo município e assegurou o retorno ao regime regular de 6,5 plantões mensais no sistema 24×72 horas.

A ação civil pública foi proposta pelo Sindsaúde após constatar que os trabalhadores e trabalhadoras da saúde que cumpriam jornada de 40 horas semanais, passaram a enfrentar aumento da carga horária para até 8 plantões mensais sem o devido aumento salarial, resultando em prejuízos financeiros à categoria. Além disso, não havia nenhuma lei ou norma que autorizasse essa mudança. 

Com a decisão, o Judiciário determinou que o município de Flores de Goiás se abstenha de exigir jornada superior a 40 horas semanais, com respeito ao intervalo mínimo de 72 horas entre os plantões. O município também foi condenado ao pagamento das horas excedentes trabalhadas desde janeiro de 2021, com adicional de 50%, correção monetária e juros conforme os critérios definidos pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça.

A sentença também estabelece multa diária de R$ 1.000,00, limitada a R$ 50.000,00, em caso de descumprimento das obrigações impostas ao município, como forma de assegurar o cumprimento efetivo da decisão judicial.

Para a diretora de Assuntos Jurídicos do Sindsaúde/GO, Flaviana Alves, a sentença valida o princípio da legalidade e protege os direitos dos servidores públicos da saúde.

“Essa decisão reafirma que nenhum gestor pode alterar a jornada de trabalho dos servidores sem o aumento devido do salário dos trabalhadores e trabalhadoras. A justiça reconheceu o abuso cometido e garantiu, não só o retorno da carga horária correta, mas também a reparação financeira. O Sindsaúde segue atento e atuante para que os direitos dos trabalhadores da saúde sejam respeitados”, destaca Flaviana Alves.

Quem teve esses direitos desrespeitados deve entrar em contato com o departamento jurídico do Sindsaúde, por meio do telefone e WhatsApp (62) 99935-9704, para dar seguimento na ação de execução individual.

O Sindsaúde reforça seu compromisso com a luta permanente em defesa da categoria e segue atuante para garantir condições de trabalho dignas e o respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud